Localização

O Seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde realiza-se habitualmente nas instalações do Campus do Instituto Politécnico de Setubal, no edifício que acolhe as escolas que organizam o seminário (ESCE e ESS).

Esta edição será totalmente online utilizando a plataforma Colibri Zoom.


O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior que se insere no subsistema politécnico.
O IPS surge no âmbito da criação em Portugal da nova rede de ensino superior politécnica em 1979, integrando inicialmente as duas Escolas localizadas em Setúbal; a Escola Superior de Tecnologia (ESTSetúbal) e a Escola Superior de Educação (ESE). Atualmente, o IPS engloba, para além destas, mais três Escolas Superiores: a Escola de Ciências Empresariais (ESCE), a Escola de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) e a Escola de Saúde (ESS). As atividades das cinco Escolas Superiores são coordenadas pelos Serviços Centrais. Existe ainda uma sexta unidade organizacional, orientada para o apoio aos estudantes: os Serviços de Ação Social (SAS), responsável pelo alojamento, alimentação, apoio psicológico e atividades desportivas e recreativas.

Enquanto instituição pública, o IPS tem como principal financiador o Estado, através das verbas inscritas no Orçamento de Estado, as quais são complementadas com receitas próprias provenientes de propinas, contratos de investigação e de serviços ao exterior. O recrutamento, seleção e avaliação do pessoal docente, e do pessoal técnico e administrativo não docente, estão enquadrados pelos respetivos estatutos de carreira, assim como por outras regulamentações centrais concebidas para todos os funcionários públicos. Por sua vez, o recrutamento do pessoal, tanto em números como em categoria, é igualmente limitado por lei e por constrangimentos orçamentais.


A Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) foi criada em março de 2000 e procura ser uma referência na área da saúde, através da qualidade da educação, da investigação e dos serviços prestados à comunidade. Tendo como valores o Humanismo, a Qualidade, a Inovação, a Distinção, o Profissionalismo e a Excelência, a ESS/IPS assume uma política de melhoria contínua, potenciando a capacidade de responder aos desafios e à mudança.

A ESS/IPS pretende formar profissionais de saúde através de uma educação focada no humanismo e no desenvolvimento científico, técnico e ético.

A oferta formativa da ESS/IPS não se esgota com as licenciaturas, oferecendo também um vasto leque de mestrados, pós-graduações e cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem.


A Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) foi criada em 1994 e desde sempre procurou criar uma estratégia de diferenciação, apostando num ensino de qualidade, apoiado nas novas tecnologias e orientado para a realidade do tecido empresarial.

O objetivo da ESCE/IPS é o de formar profissionais flexíveis, dinâmicos, que aliem conhecimentos gerais de gestão com uma especialização em determinado domínio (contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing, sistemas de informação ou logística).
Para além das licenciaturas a ESCE/IPS oferece um conjunto de mestrados e pós-graduações que permitem aos estudantes continuar a sua formação superior e valorizar as suas competências académicas.