A Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), têm o prazer de anunciar o 7.º Seminário Internacional sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde.
A sétima edição do Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde, um evento consolidado no debate sobre as interseções entre saúde e fatores sociais, convida a uma reflexão aprofundada e urgente sobre o tema "Género, (des)igualdades e inclusão".
Numa sociedade marcada por desigualdades complexas e persistentes, o género emerge como um fator central na determinação das experiências de saúde e bem-estar, mas também se entrelaça com outras dimensões da vida, como as oportunidades económicas, o trabalho e a carreira.
Este seminário pretende explorar as múltiplas dimensões em que o género se cruza com a saúde, desde as desigualdades no acesso a serviços e recursos, até à violência de género e seus impactos na saúde física e mental. Busca-se compreender como as desigualdades de género se manifestam em diferentes contextos sociais, económicos e culturais, e como se interligam com outras formas de discriminação, como raça, classe social, orientação sexual e identidade de género.
No âmbito económico, o seminário abordará questões como a disparidade salarial, a segregação ocupacional, a precariedade laboral e a falta de oportunidades para mulheres em cargos de liderança. Serão analisados os impactos destas desigualdades na saúde das mulheres, tanto no presente como a longo prazo.
No que diz respeito ao trabalho e à carreira, o seminário discutirá temas como a conciliação entre vida profissional e familiar, a divisão desigual do trabalho doméstico e de cuidados, o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e as barreiras que impedem o progresso profissional das mulheres.
Mais do que um espaço de diagnóstico, o seminário almeja ser um catalisador de ações e estratégias para a promoção da equidade de género na saúde, no trabalho e na carreira. Ao reunir investigadores, profissionais de saúde, ativistas e representantes da sociedade civil, busca-se fomentar o diálogo, a troca de experiências e a construção de soluções inovadoras e eficazes.
Acreditamos que este seminário será um contributo para a discussão sobre (des)igualdade de género, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva em todas as dimensões da vida.
Convidamos investigadores e outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, nacionais e internacionais, a submeterem resumos para serem apresentados nas sessões paralelas. Os resumos devem ter até 300 palavras em português, inglês ou espanhol e devem indicar claramente a questão da investigação, a metodologia e os resultados. Os resumos deverão ser submetidos através do formulário oficial, antes do prazo (veja abaixo).
Além das comunicações livres, o seminário também contará com painéis temáticos com palestrantes nacionais e internacionais.
Incentivamos investigadores e outros profissionais interessados em participar do seminário a submeterem os seus resumos.
O formulário de submissão pode ser acedido: aqui
Submissão do resumo: até 14 de abril de 2025.
Notificação de aceitação: até 10 de maio de 2025.
Inscrição: até 24 de maio de 2025.
Evento: 29, 30 e 31 de maio de 2025.
Submissão dos trabalhos completos: (a definir).
Publicação de e-book: (a definir).
O seminário integra a análise e discussão do tema principal, com enfoque nos seguintes âmbitos/áreas temáticas:
A comissão organizadora convida à submissão de propostas de comunicação para as sessões livres (publicação de atas com artigos completos após o evento).
A participação no seminário carece de inscrição. (o método de inscrição será disponibilizado após a comunicação dos resultados das submissões).