Call for Papers

O Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde tem como tema: "Epidemias: uma análise interdisciplinar". Tem, portanto, como objetivo discutir questões associadas às Epidemias, não apenas a atual pandemia da Covid-19, mas também outras pandemias e epidemias que assolaram o mundo, ou parte na história da humanidade.
Nesta 3ª edição, devido à necessidade do evento ter de ser realizado online, para os painéis temáticos, além de prestigiados oradores nacionais, foram convidados diversos oradores estrangeiros de modo a enriquecer e dar ao seminário uma perspetiva internacional. Espera-se que a qualidade dos oradores convidados permita aumentar a participação de novos autores, nacionais e internacionais, com comunicações livres nas áreas temáticas do seminário, aumentando a partilha de experiências e saber que este Seminário tem proporcionado desde a primeira edição.
Este seminário é concebido como um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras Ciências Sociais e a Saúde, sobre as problemáticas em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno destas. Convidamos, assim, à participação de investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber, nacionais e estrangeiros, para que partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção neste evento.
Todos os trabalhos completos, após revisão, serão publicados em e-book correspondente ao livro de atas.

Regras de submissão

  • Os participantes são convidados a submeter um resumo/abstract através do formulário de submissão de resumos.
  • O resumo não pode exceder as 300 palavras; deve apresentar claramente o problema de investigação, metodologia e principais resultados/conclusões.
  • Os trabalhos são identificados pelo título, autor(es) e respetiva afiliação; podem ser submetidos e apresentados em português, inglês ou castelhano.
  • Um autor não pode subscrever mais de dois trabalhos.
  • As regras de formatação dos artigos completos serão comunicadas posteriormente ao evento.

Datas importantes

Submissão do resumo: até 27 de fevereiro de 2021.
Notificação de aceitação: até 5 de março de 2021.
Inscrição: até 9 de março de 2021.
Evento: 11, 12 e 13 de março de 2021.
Submissão dos trabalhos completos: até 30 de abril de 2021.
Publicação de e-book: até final de julho de 2021.

Áreas Temáticas

O seminário divide-se nas seguintes áreas temáticas, podendo ser aceites trabalhos noutras áreas desde que estejam enquadrados com a temática do seminário:

  • Impactos Socioeconómicos – discutir as repercussões económicas e sociais das epidemias, nomeadamente, nas populações mais vulneráveis.
  • Perspetivas da História – refletir sobre as respostas políticas, económicas e sociais que ao longo do tempo têm sido dadas às epidemias.
  • Desafios para a Saúde – debater os efeitos das epidemias na saúde humana e os desafios que, a esse nível, se têm colocado aos sistemas de saúde.
  • Respostas de Apoio Social - analisar políticas e práticas de apoio social face ao atual contexto pandémico do covid19.